A redução de juros abusivos é um processo legal que visa ajustar as taxas de juros cobradas em empréstimos e financiamentos para patamares justos, conforme a legislação e os parâmetros do mercado.
Especialistas em direito bancário analisam contratos para identificar taxas excessivas e negociam com as instituições financeiras a sua adequação.
Para empresas e investidores com dívidas acima de R$200.000,00, essa redução significa não apenas uma diminuição nos custos financeiros, mas também a possibilidade de realocar recursos para investimentos e crescimento.
Advogado associado, especialista em direito bancário e direito do consumidor, com formação pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, inscrito nos quadros da OAB/SC sob o n.º 64.803.
Advogada, sócia fundadora, formada pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, inscrita no quadros da OAB/SC sob o n.º 11.188. Atuante nas mais diversas áreas do direito desde 1996
Advogado, sócio fundador, formado pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, inscrito nos quadros da OAB/SC sob o n.º 37.359. Pós graduado em Direito Tributário pelo IBET e Direito Imobiliário pela UNIVALI. Ex-presidente da Comissão de Direito Tributário da Subseção de Itajaí da OAB/SC. Membro das Comissões de Direito Tributário e Imobiliário da Subseção de Itajaí da OAB/SC.
Advogada, sócia, formada pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, inscrita nos quadros da OAB/SC sob o n.º 47.942. Pós-graduada em Direito Previdenciário e do Trabalho pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.
Estagiária e estudante de direito na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.
Em regra geral, os juros que ultrapassem 150% a média do mercado são considerados abusivos, podendo tal valor mudar de estado para estado. Ou seja, a soma total das parcelas do seu financiamento for maior do que 150% do valor do bem adquirido, você pode solicitar revisão contratual.
Não, o ingresso da ação revisional não afeta sua relação com o banco.
Não, a negativação está atrelada ao não pagamento das parcelas. Solicitar a redução de juros por si só não resultará na negativação do seu nome.
Não, mesmo que continue a pagar as parcelas, ainda é possível obter a redução dos juros.
Depende. O montante de redução de juros varia para cada caso de acordo com as características do contrato e da apreciação judiciária. Em nossa experiência geralmente conseguimos redução de 30% a 50% do valor da dívida. Porém, cada caso depende de apreciação individual podendo ter resultados inferiores ou superiores a esta margem.
Sim, a redução de juros pode ser solicitada para qualquer tipo de contrato, como por exemplo, financiamento de imóvel, de veículo, empréstimo, etc…
Não existe um tempo exato, pois a redução pode ser obtida antecipadamente por meio de acordo diretamente com o banco ou apenas por decisão judicial.
Para conferir a idoneidade de uma empresa, verifique se os proprietários da empresa mostram seus nomes e suas credenciais publicamente, confira se o CNPJ da empresa é recente ou já existe há vários anos e consulte em plataformas de direito do consumidor verificando avaliações que os clientes fazem a respeito da empresa.
Aqui na Xavier Gonçalves, fazemos questão de mostrar quem são as pessoas envolvidas na empresa, bem como suas credenciais e também nosso endereço. Já estamos no mercado há mais de 8 anos e temos orgulho de uma jornada idônea e repleta de resultados e avaliações positivas de nossos clientes.
Av. Min. Victor Konder, 550 – 2º andar – Fazenda, Itajaí – SC, 88301-701
Preencha os campos abaixo para solicitar agora a análise do seu contrato e receba o contato de um especialista.
Solicite análise do seu contrato bancário para redução da dívida.
Solicite análise do seu contrato bancário para redução da dívida.